Gestão Ambiental realiza 8ª campanha do Programa de Educação Ambiental

imagem
Gestão Ambiental realiza 8ª campanha do Programa de Educação Ambiental

Gestão Ambiental promove oficina de mudas e plantio do angico em escola municipal, em Barra do Garças

A 8ª campanha do Programa de Educação Ambiental, destinado às Comunidades Lindeiras e Empregados Diretos e Terceirizados do Empreendedor, realizou, em setembro, uma oficina de produção da muda do angico, na Escola Municipal Dona Delice Farias dos Santos. Além de abordar o tema Cerrado, neste período, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), por meio da Gestão Ambiental, também propôs discussões sobre o Parque Estadual Serra Azul e o manuseio de produtos químicos, junto aos colaboradores das construtoras responsáveis pela execução do Contorno Rodoviário.

As ações do Programa de Educação Ambiental atendem às metas do Plano Básico Ambiental em levar o público diretamente afetado pelo empreendimento a refletir sobre conceitos ambientais relacionados ao dia a dia e ao ambiente em que vive. Essas atividades têm como alvo a comunidade lindeira, incluindo as escolas mais vulneráveis da área de influência indireta, e os funcionários mobilizados nas obras.

Na unidade escolar Dona Delice Farias, alunos do 6º ano do ensino fundamental participaram da oficina de produção de mudas do angico, uma espécie típica do Cerrado, de grande importância ecológica devido ao seu uso na recuperação de áreas degradadas e na arborização urbana.

A atividade também contou com o plantio de uma muda já desenvolvida no pátio da escola. Os técnicos ainda realizaram uma explanação sobre o Cerrado e a arborização urbana, com o objetivo de conscientizar os estudantes em relação à preservação do bioma e a importância de criar focos de vegetação nos centros das cidades.

Aula sobre o Cerrado acompanhou oficina de mudas realizada com alunos do 6º ano da escola Dona Delice Farias

Um folheto sobre o Parque Estadual Serra Azul, localizado em Barra do Garças, também foi entregue aos alunos do 6º ao 9º ano das escolas Dona Delice de Farias e Helena Esteves. O material apresenta condutas que devem ser seguidas pelo visitante da unidade de conservação para evitar a degradação ambiental.

Os temas desenvolvidos durante a 8ª campanha de Educação Ambiental fazem alusão ao mês do Cerrado, assim definido devido ao Dia Nacional do Cerrado, comemorado em 11 de setembro.

A Gestão Ambiental ainda realizou o Diálogo Ambiental, atividade voltada aos funcionários do empreendimento, que objetiva debater assuntos relacionados ao meio ambiente e à segurança do trabalho. Neste mês, foi abordada a questão do “Manuseio de produtos químicos”, com orientações sobre a relação do trabalhador e esse tipo de material, dentro do ambiente ocupacional.

O Programa de Educação Ambiental tem execução quinquimestral e esta campanha foi a última de 2021. Desde de março do ano passado, o DNIT tem adaptado as atividades socioeducativas, evitando aglomeração e outras situações de risco. Com o retorno das aulas na rede municipal de ensino, a Gestão Ambiental voltou a propor ações presenciais, respeitando os protocolos de biossegurança determinados pelo poder municipal.

Sobre Gestão Ambiental BR-070

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*