A bacia hidrográfica é um sistema de drenagem natural, que faz com que as águas das chuvas e dos reservatórios subterrâneos escoem de diferentes níveis de relevo, se concentrando em um mesmo fluxo. Esse fluxo são os rios principais de uma bacia, alimentados por seus afluentes e subafluentes.
A vida e atividades humanas, como a indústria, agropecuária e turismo, dependem da preservação das bacias. A manutenção dos ecossistemas também precisa desse recurso e quando há um desequilíbrio, o curso de toda a vida é desalinhado.
Por isso, é fundamental conservar cada ramificação desse sistema, o que significa cuidar de todas as nascentes, córregos, rios, e ainda preservar os recursos interdependentes, como as matas ciliares e o solo.
Durante as obras do Contorno Rodoviário de Barra do Garças, na BR-070/MT, o DNIT executa o Programa de Monitoramento da Qualidade da Água, que acompanha a qualidade dos rios Araguaia e Garças, observando a ocorrência de eventuais alterações e determinando medidas para mitigar danos ao recurso aquático.
O objetivo é contribuir com a preservação dos rios e da Bacia Hidrográfica Araguaia- Tocantins.