Melhorias na infraestrutura de trânsito contribuem com o planejamento urbano e ajudam no controle da poluição sonora, ao redistribuírem o tráfego de veículos.
A principal fonte de poluição sonora dos centros urbanos é o trânsito, que eleva consideravelmente os níveis de pressão sonora do ambiente, causando efeitos à saúde da população exposta.
Além dos moradores e comerciantes, que, em muitos casos, sofrem uma exposição contínua aos ruídos, quem também tem que lidar com as consequências são os condutores, que ficam por considerável tempo no trânsito moroso das vias mais importantes de deslocamento.
Os efeitos são sentidos na saúde física e mental. Além de traumas no ouvido, que podem levar a perda auditiva, a exposição prolongada aos ruídos está associada ao aumento da pressão arterial, problemas cardíacos, respiratórios, intestinais e ainda à fadiga, irritabilidade, déficit cognitivo e distúrbios do sono.
O Contorno Rodoviário de Barra do Garças, na BR-070/MT, deve retirar o trânsito de veículos de carga do centro urbano da região, desafogando as vias de tráfego mais intenso e reduzindo a poluição sonora nos municípios de Barra do Garças (MT), Pontal do Araguaia (MT) e Aragarças (GO).
Compartilhe.