Programa monitora a qualidade dos rios Garças e Araguaia

imagem
Programa monitora a qualidade dos rios Garças e Araguaia

O Programa de Monitoramento da Qualidade da Água da Gestão Ambiental da BR-070/MT tem o objetivo de identificar e acompanhar eventuais mudanças da qualidade das águas do rio Garças e do rio Araguaia durante todo o período da obra do Contorno Rodoviário de Barra do Garças. Para isso, são coletadas periodicamente amostras da água em locais pré-determinados, para monitorar se existe algum comprometimento em relação à situação original dos rios.

O Programa já passou por três campanhas de monitoramento, registradas em relatórios mensais. As amostras são sempre dos mesmos pontos dos rios: a jusante (lado para onde se dirige a corrente de água), no local da construção das pontes do Anel Viário e a montante (direção ao ponto mais alto, a nascente do rio).

Com a análise, é possível elaborar o Índice de Qualidade da Água (IQA), uma combinação por meio de formulação matemática dos parâmetros de qualidade da água medidos. Desde o início das campanhas, alguns números do IQA apontaram variações. Com o objetivo de regularizá-los, a Gestão fez um estudo das áreas, para identificar qual a maior fonte de poluição. Esse levantamento demonstrou que maioria dos poluentes nos rios está relacionada a atividades humanas, como esgoto urbano, lixos nas margens, desmatamento da mata ciliar e por ser uma região onde predomina a atividade de criação de animais, pode haver interferência.

Após o diagnóstico pelos resultados, a Gestão informa à construtora responsável pelo lote de obras onde estão ocorrendo os registros, solicitando que sejam intensificados os cuidados para preservação das águas dos rios.

O Rio Araguaia faz parte da Bacia Hidrográfica Tocantins – Araguaia, que corresponde a 10,8% do território brasileiro, abrangendo seis estados: Goiás, Tocantins, Pará, Maranhão, Mato Grosso e Distrito Federal. O Araguaia possui grande potencial turístico, fornece pesca esportiva, turismo ecológico, praias fluviais, e é local da maior ilha fluvial do mundo (Ilha do Bananal, em Tocantins).

Já o Rio Garças percorre o estado de Mato Grosso, tendo em seu curso os municípios de Alto Garças, Guiratinga, Tesouro, General Carneiro e Pontal do Araguaia. Barra do Garças é o local onde o Garças deságua no rio Araguaia, do qual é um dos principais afluentes da margem esquerda. Parte da Bacia Hidrográfica do Amazonas, o rio também é bastante propício à pesca.

Sobre Gestão Ambiental BR-070

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*