Os alunos do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual Heronides Araújo participaram de uma ação do Programa de Educação Ambiental (PEA) da Gestão Ambiental da BR-070/MT nos dias 11 e 12 de abril em Barra do Garças. A atividade envolveu a identificação de problemas ambientais do município, com a proposta de soluções por três turmas.
A equipe apresentou aos alunos o trabalho da Gestão, assim como a obra do anel viário, os Programas Ambientais e a importância de debater os possíveis impactos no meio ambiente. Em seguida, os estudantes foram divididos em grupos de até quatro integrantes e receberam cartazes separados em oito quadrantes.
No primeiro quadrante, os grupos deveriam apontar um problema que eles identificaram na cidade. Então, entregavam o seu cartaz para o próximo grupo que sugeria uma solução para esse problema se fosse o presidente do Brasil. Girando os cartazes pelos grupos, cada um escrevia uma proposta de solução sendo em cada rodada governador de Mato Grosso, prefeito de Barra do Garças, líder do bairro, diretor da escola, líder de sala e por fim, como eles mesmos: estudantes.
Com o objetivo de incentivar o senso crítico dos jovens em fase de conclusão do ensino médio, mostrando que os cidadãos são parte fundamental para a mudança da realidade, a metodologia da ação apontava que as soluções não necessariamente partem somente do poder público.
Depois das rodadas concluídas, os alunos discutiram a assimilação da proposta, de fazer com que eles pensassem de forma diferente, sendo agentes de transformação em curto, médio e longo prazo. Os cartazes que produziram foram expostos na escola para os outros alunos e professores.
A Escola Estadual Heronides Araújo foi a segunda escola da rede pública parceira do PEA, que desenvolve atividades de conscientização sobre aspectos ambientais da região nas escolas de ensino infantil e fundamental.