Barra do Garças tem nível de poluição sonora acima do permitido

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Barra do Garças tem nível de poluição sonora acima do permitido

A Gestão Ambiental da BR-070/MT realizou um levantamento dos ruídos sonoros emitidos por caminhões que transitam pelo município de Barra do Garças com o objetivo de obter informações para um comparativo entre os níveis de sons no trecho do Contorno Rodoviário e a na área urbana das cidades afetadas. No mês de abril foi feito um monitoramento pela Gestão em algumas zonas consideradas de maior relevância pelos possíveis impactos causados à população da região.

Foram consideradas quatro localidades dentro do perímetro urbano: 1) A rotatória do entroncamento entre a BR-158 e a BR-070, onde há trânsito intenso; 2) o acesso à Unidade de Pronto Atendimento – UPA, local que, pela proximidade com uma unidade de emergências, o volume não deve ultrapassar o limite diurno de 50 dB(A) segundo a legislação; 3) a Praça dos Garimpeiros, no centro, com alto fluxo de pedestres e concentração comercial; e 4) a entrada da cidade de Pontal do Araguaia –MT, onde ocorrem congestionamentos frequentes.

Em todas as coletas realizadas em todos os pontos a poluição sonora gerada por caminhões que trafegam nos espaços analisados ultrapassou os limites aceitáveis. Os níveis permitidos pela norma NBR 10151 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para essas áreas, com exceção da que é próxima à UPA, são de até 60 decibéis. As medições atingiram no máximo 95.6 decibéis – dB(A), 112.1 dB(A), 99.4 dB(A) e 111.4 dB(A) nos pontos 1, 2, 3 e 4, respectivamente. Esse último foi a localidade que obteve os maiores valores em todo o monitoramento dentro do município.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhece que a poluição sonora pode afetar diretamente a qualidade de vida das pessoas, podendo desencadear reações de estresse no organismo que levam a diversos danos.  Um documento da OMS de 2018 associa o excesso de ruído a doenças metabólicas e cardiovasculares, déficits cognitivos em crianças, distúrbios do sono, danos ao aparelho auditivo e até mesmo à obesidade.

Também foi comparado os valores dos ruídos máximos de cada ponto na área urbana com os níveis dos produtores de sons nocivos na obra da BR-070. É possível notar que a emissão de barulho dentro da cidade é superior àqueles coletados por fontes ativas no empreendimento.

Diante dos dados obtidos, a Gestão Ambiental considera esse estudo fundamental para ter uma dimensão das eventuais consequências causadas pelo tráfego de caminhões e veículos pesados dentro da cidade de Barra do Garças e região. Com a conclusão do Anel Viário, todo esse trânsito será desviado para espaços menos urbanizados, evitando assim congestionamentos e minimizando os transtornos, além de evitar outros riscos à saúde e integridade física da população.

Sobre Gestão Ambiental BR-070

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