Na manhã do dia 5 de julho, o Programa de Educação Ambiental (PEA) da Gestão Ambiental das obras do Contorno Rodoviário de Barra do Garças na BR-070/MT executou uma ação em parceira com o Grupo de Teatro Fazendo Artes, projeto de extensão da Universidade Federal de Mato Grosso Campus Universitário do Araguaia (UFMT CUA) no Centro Municipal de Ensino Fundamental e Creche Dona Delice Farias dos Santos, no bairro São José.
A atividade foi a apresentação de uma peça teatral com o tema água de título “O Bom Menino da Mamãe”, que, de forma bem-humorada, mostrava uma família do futuro enfrentando falta de água e discutindo sobre sustentabilidade. Com a intenção de provocar a reflexão de que no presente ainda é possível intervir e preservar esse recurso, o momento teatral contou com a presença dos alunos de 1º a 5º ano.
O teatro no ambiente escolar pode colaborar para que as crianças se relacionem melhor com os colegas e o meio onde vivem, construam conhecimento brincando e descobrindo seus espaços, se tornem mais participativos e responsáveis nas atividades em sala, projetos e dinâmicas. Isso ajuda a formar indivíduos críticos e atuantes de sua própria realidade, opinando e sugerindo, formando cidadãos que valorizam as experiências e sabem lidar com as diferenças sociais do seu bairro e cidade.
A escola Dona Delice está inserida na área de influência direta da BR-070/MT, a apenas quatro quadras do trecho do Contorno Rodoviário, e tem sua localidade próxima dos bairros cujas populações sofrem com problemas de alagamento em períodos chuvosos. Isso torna ainda mais necessário o envolvimento das instituições de ensino em iniciativas de Educação Ambiental, como a que o PEA executou.
Ao relacionar peças de teatro com a temática de meio ambiente, é possível chamar atenção dos alunos para essas problemáticas existentes na cidade e sugerir soluções. Também desperta o sentimento de valorização dos recursos naturais, que são abundantes na região, e a necessidade de preservá-los, afinal leva a percepção do privilégio que é viver em um lugar como o Vale do Araguaia.
O Projeto de Extensão Grupo de Teatro Fazendo Artes completa este ano 25 anos dentro da UFMT e é formado por alunos dos vários cursos da Universidade e por integrantes da sociedade civil externa. Seu objetivo é divulgar as artes cênicas, bem como trabalhar o incentivo à leitura, às artes, à cultura e ao conhecimento de direitos e garantias fundamentais de um modo geral, num contexto artístico. O Projeto tem as peças apresentadas pelas escolas da região de Barra do Garças e são escritas pelos próprios acadêmicos participantes.