Peça de teatro leva lição sobre água para estudantes da escola Dona Delice

imagem
Peça de teatro leva lição sobre água para estudantes da escola Dona Delice

Na manhã do dia 5 de julho, o Programa de Educação Ambiental (PEA) da Gestão Ambiental das obras do Contorno Rodoviário de Barra do Garças na BR-070/MT executou uma ação em parceira com o Grupo de Teatro Fazendo Artes, projeto de extensão da Universidade Federal de Mato Grosso Campus Universitário do Araguaia (UFMT CUA) no Centro Municipal de Ensino Fundamental e Creche Dona Delice Farias dos Santos, no bairro São José.

A atividade foi a apresentação de uma peça teatral com o tema água de título “O Bom Menino da Mamãe”, que, de forma bem-humorada, mostrava uma família do futuro enfrentando falta de água e discutindo sobre sustentabilidade. Com a intenção de provocar a reflexão de que no presente ainda é possível intervir e preservar esse recurso, o momento teatral contou com a presença dos alunos de 1º a 5º ano.

O teatro no ambiente escolar pode colaborar para que as crianças se relacionem melhor com os colegas e o meio onde vivem, construam conhecimento brincando e descobrindo seus espaços, se tornem mais participativos e responsáveis nas atividades em sala, projetos e dinâmicas. Isso ajuda a formar indivíduos críticos e atuantes de sua própria realidade, opinando e sugerindo, formando cidadãos que valorizam as experiências e sabem lidar com as diferenças sociais do seu bairro e cidade.

A escola Dona Delice está inserida na área de influência direta da BR-070/MT, a apenas quatro quadras do trecho do Contorno Rodoviário, e tem sua localidade próxima dos bairros cujas populações sofrem com problemas de alagamento em períodos chuvosos. Isso torna ainda mais necessário o envolvimento das instituições de ensino em iniciativas de Educação Ambiental, como a que o PEA executou.

Ao relacionar peças de teatro com a temática de meio ambiente, é possível chamar atenção dos alunos para essas problemáticas existentes na cidade e sugerir soluções. Também desperta o sentimento de valorização dos recursos naturais, que são abundantes na região, e a necessidade de preservá-los, afinal leva a percepção do privilégio que é viver em um lugar como o Vale do Araguaia.

O Projeto de Extensão Grupo de Teatro Fazendo Artes completa este ano 25 anos dentro da UFMT e é formado por alunos dos vários cursos da Universidade e por integrantes da sociedade civil externa. Seu objetivo é divulgar as artes cênicas, bem como trabalhar o incentivo à leitura, às artes, à cultura e ao conhecimento de direitos e garantias fundamentais de um modo geral, num contexto artístico. O Projeto tem as peças apresentadas pelas escolas da região de Barra do Garças e são escritas pelos próprios acadêmicos participantes.

Sobre Gestão Ambiental BR-070

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*