Por trás das imensas bolas natalinas que decoraram o Porto do Báe, em Barra do Garças, no último Natal, está o projeto Do Lixo ao Luxo. Conduzido pela Secretaria Municipal de Assistência Social desde 2019, a iniciativa iluminou a paisagem noturna de um dos principais pontos turísticos de Barra do Garças e promete a realização de oficinas de artesanato durante o ano.
A Secretaria de Assistência Social mantem a Oficina Construir, localizada no bairro São João, onde trabalham oito servidores na produção dos objetos decorativos. O foco das artesãs é a produção e restauração de materiais descartados no lixo.
As bolas natalinas, por exemplo, foram produzidas a partir de fundos de garrafas pet, fixadas com uma armação de metal e adereçadas com lâmpadas para dar o efeito luminoso. Com os apoios das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Educação, os objetos ornamentaram árvores no Porto do Baé. Mas a equipe da Oficina Construir também trabalha com garrafas de vidro, latas de metal, entre outros materiais, para a produção de diversas peças.
“Tudo que ia para o lixo é reaproveitado. Trabalhamos em oito pessoas para transformar esses objetos descartáveis em algo útil, que possa ser reutilizado em vários ambientes, desde a decoração dos eventos promovidos pelo município ou até mesmo a sua casa”, diz a coordenadora do projeto, Telma Carneiro Marques.
Inédito em Mato Grosso, em breve, o projeto estará ofertando oficinas de artesanato aos grupos atendidos nos Centros de Referências de Assistência Social (Cras) Novo Horizonte e Santo Antônio, em Barra do Garças.
“Do Lixo ao Luxo” hoje conta com uma equipe formada pela coordenadora Telma Carneiro Marques e pelos servidores Ciganinha, Leandro Ferreira dos Santos, Pedro Ivo, Suelma Soares, Deuzeni Carvalho de Oliveira, Oleide Nair Peixoto e Rita Aparecida de Souza. As atividades na Oficina Construir funcionam de segunda a sexta-feira.