A Superintendência de Mato Grosso do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) mantém o contrato de quatro serviços na execução do Contorno Rodoviário de Barra do Garças. Cada trabalho é realizado por uma empresa.
As contratações garantem emprego e renda à região diretamente afetada, pois boa parte dos empregados é de residentes locais. Só a TCE Construtora, prestadora de serviços da obra com maior número de mobilizados no momento, conta com cerca de 100 funcionários.
Veja quais são os serviços contratados:
Drenagem do contorno: o objetivo do serviço é a execução do sistema de drenagem de águas pluviais do Contorno Rodoviário de Barra do Garças. Executado pela TCE Construtora, o serviço é oriundo de um complemento ao projeto original do contorno e tem a finalidade de evitar alagamentos na região que cerca o empreendimento.
Pontes e pavimentação: com as pontes já concluídos, resta um trecho de pavimentação em Pontal do Araguaia e o asfalto no segmento do contorno em Barra do Garças, que será executado após a instalação da drenagem. A construtora responsável por essas atividades é a Sanches Tripoloni.
Supervisão de obras: é função da Engefoto acompanhar a execução da obra, atentando para sua qualidade técnica e concordância com o disposto no projeto, entre outros serviços. A empresa mantém uma equipe de campo no trecho, composto por inspetores, engenheiros, laboratoristas, topógrafos, entre outros profissionais.
Gestão Ambiental: executada pela Plannus Engenharia, a Gestão Ambiental busca assegurar a qualidade ambiental da área afetada pelo empreendimento. Através da execução de 17 programas e dois planos, o serviço também objetiva reduzir as interferências das diferentes etapas da obra na vida da população próxima.