Covid-19: cuidados indispensáveis com a higiene.

imagem
Covid-19: cuidados indispensáveis com a higiene.

Chaves, óculos, celulares: como limpar cada objetivo?

O novo Coronavírus, causador da doença conhecida como Covid-19, trouxe a tona a importância dos cuidados básicos de higiene pessoal. Além do isolamento e do distanciamento social, a principal orientação de especialistas de todo o mundo é quanto à lavagem das mãos e das superfícies de mais comum contato.

Os níveis de letalidade e de gravidade dos quadros de infectados ainda são discutíveis, mas um fato unânime sobre o Coronavírus e quanto a sua rápida disseminação. No Brasil, bastou um mês a partir do primeiro caso confirmado, para que o número de infectados saltasse para quase 3 mil, segundo os dados oficiais do Ministério da Saúde.

Até o momento, não há medicamentos específicos aprovados para o tratamento da doença ou mesmo vacina. Então, o meio de combate é através da prevenção do contágio.

Nada supera a água e sabão no combate ao vírus. Segundo a maioria dos especialistas, esse método deve ser o preferível, porque tira a sujeira e desinfeta. Mas, nos casos em que essa solução não é viável, outros produtos também funcionam:

Celulares, teclado de computador e similares

Alguns fabricantes de celulares estão indicando o uso do álcool isopropílico 70%, ou mesmo o álcool etílico 70%, para a limpeza dos aparelhos. Mas o produto deve ser aplicado com um pano macio, sem fiapos, e não diretamente. É importante que o aparelho não esteja conectado à tomada e, de preferência, desligado.

Óculos

Os óculos de grau ou de sol podem ser higienizados com água e detergente neutro. Na hora de ensaboar e de secar, é importante usar tecido macio e sem fiapos.

Chaves, maçanetas e superfícies

Soluções com água sanitária são eficazes para desinfetar chaves, maçanetas e outras superfícies. A medida é de 25 ml (meio copinho de café) do produto para um litro d’água.

Embalagens do supermercado

Ao chegar em casa do mercado, é importante higienizar as embalagens com água e sabão, se possível, álcool 70% ou uma solução de água sanitária. As sacolinhas plásticas devem ser evitadas ou também higienizadas antes mesmo de serem guardadas.

Alimentos

Verduras, legumes e vegetais são desinfetadas com água sanitária. Lave-as com água e, em seguida, coloque-as imersas por 15 minutos em uma solução de um litro de água com uma colher de sopa de água sanitária (15 ml). Após esse tempo, enxague-as.

Azulejos, piso, calçadas

Em 10 litros d’água, coloque 200 ml (um copo americano) de água sanitária. Outros produtos também funcionam, como os sabões e os desinfetantes.

Roupas

O processo de lavagem de roupa mais comum, com água e sabão, é suficiente para matar o vírus. Mas, há a recomendação de que as peças sujas de uma pessoa doente com a Covid-19 devem ser armazenadas em um saco plástico e lavadas separadamente. O manuseio dessas roupas deve ser feito com luvas.

Carros

No volante, câmbio e em outras partes de muito contato pode ser usado o álcool 70%. No caso de partes com componentes eletrônicos do veículo, o álcool isopropílico é o recomendado.

Sobre Gestão Ambiental BR-070

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*