Galerias pluviais são instaladas em trecho do Contorno Rodoviário de Barra do Garças
As ligações clandestinas de esgoto sanitário estão entre as principais preocupações urbanas, encontradas na maioria das cidades. Lançar esgoto sem tratamento a céu aberto ou em galerias de drenagem de águas pluviais pode causar graves prejuízos ao meio ambiente e levar a proliferação de doenças infecciosas.
Entende-se por ligação clandestina, o lançamento do esgoto, resultante do uso da água para as necessidades fisiológicas, que não está conectado à rede regular de coleta e tratamento. Assim, ele é lançado de forma inadequado, podendo poluir o solo e alcançar córregos, rios e outros mananciais.
A prática ilegal é adotada, muitas vezes, por falta de conhecimento sobre a disposição de sistema de esgotamento no município ou por má fé, quando o morador apenas deseja evitar o pagamento da taxa de esgoto, geralmente inclusa nos serviços de saneamento básico.
Quando o esgoto não tratado é ligado a galerias pluviais, destinadas ao escoamento das águas das chuvas, os efluentes podem contaminar córregos e rios, prejudicando a qualidade da água tanto para o abastecimento humano, quanto para a vida aquática. Esse esgoto também pode chegar às praias, entrando em contato com banhistas e interferindo nas atividades turísticas.
Veja também:
DNIT usa IQA para avaliar qualidade de água em Araguaia e Garças
Esgoto não tratado no ambiente está associado a proliferação de doenças, uma vez que os efluentes carregam uma diversidade de patógenos. Leptospirose, disenteria bacteriana, esquistossomose, febre tifoide, cólera e parasitoides são as principais enfermidades relacionadas ao contato com esse tipo de material contaminado.
Se não há rede de coleta de esgoto disponível, a alterativa legal é a instalação de fossa séptica, filtro anaeróbio ou sumidouro. A limpeza das fossas deve ocorrer regularmente e assim que uma rede de esgotamento for disponibilizada, o morador precisa providenciar a ligação.
Instalações irregulares são passíveis de multas. Em Barra do Garças, qualquer pessoa pode denunciar ligações clandestinas à Vigilância Sanitária, por meio do telefone número (66) 3401-8421, ou à concessionária do serviço de água e esgoto Águas de Barra do Garças, pelos contatos 0800 647 6060 e (66) 99724-2963 (Whatsapp).
Já em Pontal do Araguaia, a Vigilância Sanitária atende pelo número (66) 3401-8701.