Sinalização orienta usuários do trânsito sobre acessos no Contorno Rodoviário
Muitos trechos em obra e áreas utilizadas na construção do Contorno Rodoviário de Barra do Garças, na BR-070/MT, são de acesso restrito aos colaboradores do empreendimento e não devem ser visitados pela população geral. Entrar nessas áreas sem autorização não é seguro, podendo acarretar riscos de acidentes.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) iniciou a terraplenagem do trecho que atravessa a cidade de Barra do Garças, na altura da região do Jardim Nova Barra, para, em breve, dar continuidade à pavimentação do contorno. Em Pontal do Araguaia, o asfalto já foi aplicado nos cerca de 5 quilômetros, que compreendem o trecho entre as pontes dos rios Araguaia e Garças.
Contudo, mesmo as vias asfaltadas ainda são passiveis de atividades da obra e monitoramento. Por isso, boa parte das áreas que compreendem as obras não devem ser acessadas por condutores e pedestres, ou usada para prática de esportes como ciclismo e caminhada. Os trabalhos de construção envolvem operários, máquinas pesadas transitando no local e procedimentos complexos, com considerável risco de acidentes.
Para assegurar que a população esteja ciente sobre as áreas de acesso restrito, o DNIT investe em sinalização, bloqueios e placas orientativas. Condutores e pedestres devem também respeitar os desvios devidamente sinalizados e a velocidade máxima permitida de 30 km/h nas vias de trânsito liberado.
Condutores devem redobrar a atenção ao transitarem no entorno das obras.