Conforme a lista oficial das espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção, mais de 2 mil espécies vegetais encontram-se ameaçadas. Destas, 22 são árvores madeireiras com valor comercial no país.
As três espécies arbóreas exemplificadas aqui são uma amostra das diversas árvores ameaçadas de extinção que ocorrem em Mato Grosso e outras regiões do Brasil. São espécies recorrentes no Cerrado, na Amazônia e na Mata Atlântica, que, em razão da crescente pressão antrópica sobre as florestas, podem ter suas populações drasticamente reduzidas e até desaparecerem.
Essas árvores exercem funções ecológicas na natureza, como a captura e estocagem de carbono, a purificação e melhora da qualidade do ar e o equilíbrio da temperatura da atmosfera. Também são habitat de várias espécies animais, que usam os galhos e até as raízes para abrigo.
Para conservar as espécies arbóreas, é preciso que haja o manejo sustentável dos recursos florestais e a devida proteção das unidades de conservação. Combater os incêndios florestais, o desmatamento e o comércio ilegal de madeira são medidas urgentes, com as quais todas as pessoas podem contribuir, denunciando crimes ambientais.