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Cor da fumaça permite estabelecer nível de poluição atmosférica, em obra

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Cor da fumaça permite estabelecer nível de poluição atmosférica, em obra

Método ótico usa referências de cor para medir densidade da fumaça

A emissão de fumaça por motores a diesel é uma preocupação em obras rodoviárias devido à nocividade dos gases gerados por esse tipo de combustão, que podem acarretar poluição do ar e prejuízo ao meio ambiente, bem como problemas de saúde àqueles que têm contato mais direto com as fontes de emissão, os colaboradores do empreendimento e a população residente no entorno.

Para monitorar a emissão de gases no Contorno Rodoviário de Barra do Garças, o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), por meio da Gestão Ambiental, utiliza a Escala Ringelmann. É um método ótico que consiste em uma escala de cinza usada como referência para medir a tonalidade da fumaça liberada pelos motores.

A metodologia sugerida pelo Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) usa o cartão Índice de Fumaça Tipo Ringelmann Reduzida. Esse acessório dispõe os valores de referência em volta de um orifício, que permite ao técnico visualizar e comparar o nível de fuligem emitido pelas máquinas e veículos com cada um dos cinco padrões da escala.

Densidade da fumaça não deve exceder padrões estabelecidos por resolução do CONTRAN

Cada padrão representa um nível de densidade de coloração da fumaça, que inicia com 20% (padrão nº 1), 40% (nº 2), 60% (nº 3), 80% (nº 4) e 100% (nº 5), este último representado pela cor mais escura. Quanto maior a densidade, mais poluente são as partículas geradas.

Segundo a resolução do CONTRAN nº 510, de 15 de fevereiro de 1977, e a Portaria Ministerial nº 100, de 14 de julho de 1980, a emissão de fumaça por veículos, equipamentos e máquinas movidos a diesel não pode exceder o padrão nº 2, quando emitidos em locais situados até 500 metros acima do nível do mar e o padrão nº 3, em localidades acima desta altitude.

Essas e outras informações colhidas em campo, como o nível de poeira nas frentes de serviços, subsidiam a tomada de medidas mitigadoras para manter a obra ambientalmente correta.

Sobre Gestão Ambiental BR-070

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