Apesar da aparência considerada ameaçadora e de muitas crendices em torno dos morcegos, esses animais não devem ser vistos como vilãos e precisam ser preservados.
Os morcegos vivem em ambientes naturais, mas se adaptam muito bem também às regiões urbanas. Considerando o quanto é comum sua presença em áreas residenciais, próximo aos humanos, o relato de ataques às pessoas não é frequente.
Pouquíssimas espécies têm hábitos hematófagos e as que têm preferem o sangue de mamíferos ou aves.
Além disso, a importância da função ecológica dos morcegos é indiscutível. Além de espalhar sementes pelo ambiente, repovoando as florestas, algumas espécies controlam as populações de insetos, evitando prejuízos, por exemplo, à agricultura.
Mas vale lembrar que os morcegos podem transmitir doenças, especialmente a raiva, tanto para animais domésticos quanto para humanos. Por isso, em caso de ataque do animal, a vítima deve procurar atendimento hospitalar imediatamente.
Por serem animais silvestres, matar morcegos é considerado crime ambiental. Apenas órgãos competentes, em casos excepcionais, podem tomar medidas de controle populacional das espécies hematófagas.
Compartilhe.