O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) avança na execução dos serviços de drenagem urbana que abrangem a obra do Contorno Rodoviário de Barra do Garças (a 511 km de Cuiabá), um empreendimento que beneficiará a população local ao retirar, do centro da cidade, o tráfego de veículos pesados.
A Autarquia trabalha nas obras de drenagem das avenidas Duque de Caxias e Ezequiel de Carvalho, no traçado do contorno, dentro do bairro Jardim Nova Barra. As vias urbanas começaram a receber as galerias de concreto. Serão utilizados aproximadamente 9.000 m³ de concreto na ação.
A drenagem, a terraplanagem e a pavimentação deste traçado em Barra do Garças tem programa para finalização no primeiro semestre de 2021. O DNIT investe R$ 17 milhões nessa etapa. Serão 4,5 quilômetros de rede para o escoamento das águas pluviais e os recursos estão garantidos no orçamento da União para o ano de 2020.
O projeto de drenagem passou por revisão e melhorias. Isso porque as obras de precisaram ser substituídas por drenagem urbana, de maior vulto. A medida visou adequar o plano à necessidade atual do empreendimento, uma vez que houve o crescimento do município e a construção de loteamentos no entorno da obra.
Em abril, mais de 100 funcionários trabalham nas obras de drenagem dentro de Barra do Garças, sendo que 15% dos serviços do contorno foram executados e devem ser finalizados no segundo semestre de 2020. Todos são orientados quando às medidas de combate ao coronavírus.
Grande obra – O Contorno de Barra do Garças é uma obra que vai interligar as rodovias federais BR-070, BR-158 e a rodovia estadual MT-100, na divisa de Mato Grosso com o estado de Goiás. O serviço visa reduzir o tráfego de veículos pesados que circulam pelo centro da cidade, beneficiando os moradores e os usuários da rodovia na região.
O projeto inclui duas pontes: uma sobre o rio Araguaia e outra sobre o rio Garças, que já estão concluídas. No total, o trecho soma cerca de 16 quilômetros, sendo 10 quilômetros em território mato-grossense e 6 quilômetros em Goiás.
Um dos pontos positivos do empreendimento é que o tráfego mais intenso de veículos pesados será retirado do perímetro urbano não apenas de Barra do Garças, mas também de Pontal do Araguaia e Aragarças (em Goiás).
Importância – A importância da BR-070/MT se deve, principalmente, ao potencial de crescimento econômico do Leste mato-grossense, cujos municípios mais antigos foram impulsionados pela pecuária.
Nos últimos cinco anos, a entrada da cultura da soja em propriedades rurais já existentes, em integração com a pecuária, sinaliza um novo salto de crescimento econômico no estado. Projeções do Instituto Mato-grossense de Economia Agrícola (Imea) apontam que a soja tende a se tornar a principal atividade agrícola em 3 milhões de hectares que vinham sendo utilizados prioritariamente como área para pastagens.
Coordenação de Comunicação Social – DNIT