Carcaça de animal silvestre encontrada em via de acesso à obra
Para avaliar a mortandade de animais silvestres atropelados e prever risco de acidentes de trânsito, na região da rodovia em obra, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) executa o Programa de Monitoramento e Controle de Atropelamento de Fauna. Esse estudo ocorre na fase de implantação do empreendimento e se estende até a etapa de operação, quando o contorno é liberado para o tráfego.
O Dnit, por meio da Gestão Ambiental BR-070/MT, monitora todas as vias utilizadas na construção do contorno rodoviário, incluindo os acessos dos trechos em obra. Cada ocorrência de animal atropelado é registrada e fotografada.
As carcaças encontradas durante o monitoramento são removidos da pista, a fim de que não atraiam outros bichos, causando mais atropelamentos.
O objetivo é identificar quais os pontos com maior frequência de atropelamento e quais animais possuem maior incidência. A Gestão Ambiental também observa a pressão de atropelamentos sobre espécies endêmicas, raras e em extinção.
Todas essas informações são avaliadas e ajudam a entender o comportamento da fauna na região, sobretudo, no novo trecho da rodovia. O estudo pode indicar se haverá grande ou pouca incidência de animais atropelados no contorno, quando ele estiver em operação.
O monitoramento também serve de apoio para possíveis medidas mitigatórias a serem tomadas, caso necessário, para reduzir a mortandade de espécies na rodovia e nas vias próximas. Uma das formas de preservar a biodiversidade e diminuir riscos de acidentes de trânsito é com a construção de passagens de fauna, estruturas que propiciam a travessia dos animais.
Durante a implantação do empreendimento, atual fase, o índice de atropelamentos de espécies silvestres no trecho rodoviário e no entorno segue baixo. A Gestão Ambiental levanta mais informações sobre o comportamento dos animais nas proximidades do contorno para prever a possibilidade de instalação de passagens de fauna.