Trabalhadores participam de palestra sobre doenças ocupacionais
Enquanto ocorrem as obras do Contorno Rodoviário de Barra do Garças, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), atende aos trabalhadores, às escolas e a população do entorno, com campanhas de educação ambiental. O objetivo é compensar impactos decorrentes das obras, ao despertar no público sensibilidade às problemáticas ambientais da região.
O Dnit, por meio da Gestão Ambiental BR-070/MT, realiza as campanhas a cada 5 meses. Ao desenvolver palestras, oficinas e outras ações educativas, a autarquia propõe discutir conceitos ambientais e soluções para questões como resíduos sólidos, queimadas e arborização urbana.
Os trabalhadores mobilizados na obra têm sido contemplados com palestras que buscam discutir segurança e saúde do trabalho e assuntos ambientais comuns no dia a dia das atividades do contorno. Entre os temas da última campanha, ocorrida entre outubro e novembro de 2020, a Gestão Ambiental abordou doenças transmissíveis por vetores e acidentes com animais peçonhentos.
Já na quinta campanha, as atividades se concentraram em atender a população do entorno das obras. A gestão realizou duas blitz educativas de combate a acidentes de trânsito e conscientização contra o descarte de lixo nas vias públicas.
Em virtude da pandemia da Covid-19, ao longo do primeiro semestre de 2020, a Gestão Ambiental desenvolveu ações de prevenção à doença. Os funcionários mobilizados nas obras do Contorno Rodoviário receberam máscaras caseiras, iniciativa que buscou sensibilizar para o uso do acessório.
A Gestão Ambiental também participou do Projeto Juntos Contra a Covid-19, que doou kits de higiene pessoal a caminhoneiros que transitam em Barra do Garças. Ainda divulgou informações sobre a doença em seus canais de comunicação permanentes, como o site br070.com.br e as páginas das redes sociais.
Com o fechamento das escolas, devido à pandemia, não foi possível a realização de atividades na rede pública de ensino, durante o último ano. Para compensar o não atendimento ao público escolar, foram distribuídas cartilhas educativas para crianças e adolescentes, nas residências próximas ao trecho em obras.
A programação para a próxima campanha de educação ambiental vai depender de como as escolas vão se organizar na retomada das atividades letivas em 2021.