Os Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s) e os Locais de Entrega Voluntária (LEV’s) são localidades, geralmente, designadas pela prefeitura, para o descarte de certos tipos de resíduos.
Funcionam por meio de entrega voluntária, ou seja, é o próprio cidadão que leva o material até eles. De lá, o resíduo é destinado a centros de triagem, para posterior reciclagem.
Nos PEV’s, também conhecidos como ecopontos, o cidadão pode levar entulhos de construção, resíduos originados de podas de árvores e móveis inservíveis como sofás e armários.
São áreas apropriadas para o recebimento de materiais volumosos, que serão devidamente descartados, evitando seu acúmulo nos terrenos baldios e ruas. Mas antes de levar o material até um PEV, é importante consultar o local ou a prefeitura sobre que tipo de resíduo e que quantidade por vez ele recebe.
Já nos LEV’s, recipientes instalados em um ponto de grande circulação nas cidades, o foco são os resíduos recicláveis comuns, do dia a dia e menos volumosos, como garrafa pet, papelão, vidro, entre outros.
Já verificou se a sua cidade possui Ecopontos disponíveis?
Curta e compartilhe.