As experiencias escolares dos alunos da Escola Estadual Plena Nossa Senhora da Guia estão sendo marcadas por aulas multidisciplinares, com atividades ao ar livre. Localizada em Barra do Garças, a unidade educacional de ensino médio desenvolve, desde o segundo semestre de 2019, a disciplina eletiva Minha Pegada. O objetivo, é promover reflexões sobre os cuidados com o meio ambiente e estratégias de preservação.
A iniciativa é viável graças às possibilidades oferecidas pelo currículo do Ensino Integral. Segundo a orientadora pedagógica da área de Ciências Humanas e Sociais da escola, a professora Selma de Souza Carneiro, as disciplinas eletivas são as responsáveis pela diversificação, interdisciplinaridade e o aprofundamento das experiências escolares nessa modalidade de ensino, em Mato Grosso.
Através da Minha Pegada, a escola propõe aos alunos do ensino médio integral uma análise sobre os espaços ocupados pelo ser humano e suas manifestações culturais, sociais e políticas. A disciplina ainda trabalha com a conscientização ambiental da sobrevivência das espécies do planeta.
Entre as atividades já realizadas, houve palestras, sessões de documentário, visita ao Parque Estadual Serra Azul, ao Porto do Báe, com passeio de barco, e trilhas na Serra do Roncador. Os alunos também fizeram o plantio de mudas, a coleta de lixo em uma praia da região e a visita ao aterro sanitário de Barra do Garças. As aulas de campo são acompanhadas e autorizadas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).
“Todas essas atividades ganham importância na eletiva Minha Pegada e estão contribuindo muito para a formação pessoal e acadêmica dos nossos estudantes”, diz a professora Selma, em entrevista concedida ao site da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
Para o geógrafo e professor de humanas Mágdiel Martins, oportunizar aos estudantes a visualização dos efeitos danosos da ação humana à natureza é uma das propostas da disciplina.
“A eletiva contribuiu para a formação de nossos estudantes com experiências em paisagens cênicas que, com certeza, marcaram suas vidas e serviram, também, para formar uma consciência mais crítica em relação ao meio ambiente”, afirma.
A estudante Letícia Maciel destaca que a disciplina faz os alunos perceberem, com mais realismo, as formas da natureza e os ciclos naturais. “As ações realizadas com os alunos estão nos propiciando uma percepção ambiental de respeito por todos os seres e nos preparando para uma atuação mais consciente no planeta em que vivemos”.
Além do envolvimento de professores e alunos, ao longo de 2019, a disciplina também contou com a parceria da professora de Biologia Lucíola Pereira de Sousa, da guia turística e bombeira civil Jéssika Hirata, do agente de pátio e defensor do meio ambiente Adão de Freitas, da condutora de turismo Tereza Luckner, do produtor cultural Genito Santos e da empresa Viação Xavante.