Espécies nativas são as mais indicadas para arborização urbana

imagem
Espécies nativas são as mais indicadas para arborização urbana

Segundo informações levantadas pelo IBGE, 95,3% dos domicílios urbanos em Barra do Garças estão em vias públicas com alguma arborização. Apesar do número oficial animador, é possível observar algumas regiões ainda pouco arborizadas, situação que pode ser resolvida pelos próprios moradores.

Nas calçadas, vias públicas e praças, de acordo com o Código de Postura do município, cabe à prefeitura fazer a arborização. O plantio por moradores nesses locais deve ser devidamente autorizado. Já em áreas particulares, o cultivo de árvores está liberado para o proprietário.

Antes de começar a plantar, é importante escolher bem a espécie de árvore, momento em que podem ser considerados alguns fatores. Os estudiosos do assunto afirmam que o ideal para a arborização urbana são as espécies nativas da região.

Por isso, em Barra do Garças e nos municípios vizinhos, as mais adequadas são as árvores típicas do Cerrado. Espécies de outros biomas podem não se adaptar ao clima e solo local, além de interferirem negativamente no ambiente nativo, ao se espalharem através da ação de pássaros e outros animais que transportam suas sementes.

O ambiente onde a árvore é plantada e as características da espécie também devem ser devidamente observadas. Algumas possuem copas altas, outras raízes sinuosas, e dependendo do local arborizado, podem danificar fiações elétricas, iluminação pública, calçadas, construções próximas e tubulações subterrâneas. Em esquinas, os galhos e folhagens podem atrapalhar a visibilidade.

Além de ajudar na criação de microclimas, com temperaturas menos elevadas e umidade relativa do ar mais agradável, a arborização urbana ajuda na preservação da fauna, especialmente dos pássaros.

Foto: Vianey Bentes

Sobre Gestão Ambiental BR-070

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*