A ema (Rhea americana), uma das aves mais icônicas do Cerrado Brasileiro foi escolhida como mascote da Gestão Ambiental da BR-070/MT. Depois de definida sua imagem, o desenho da mascote foi publicado nas redes sociais da Gestão para escolha do seu nome.
Durante duas semanas, a enquete ficou no ar com os seguidores dos perfis da BR-070 Ambiental escolhendo entre os nomes Emília ou Moema nos stories do Instagram, no Facebook e Twitter. Pela maioria dos votos o nome selecionado foi Moema. A nova mascote faz parte do material pedagógico para ações de educação e sensibilização ambiental nos municípios da obra do Contorno Rodoviário.
A Moema já foi apresentada a alunos das escolas nas quais o Programa de Educação Ambiental executou atividades, aparece sempre nas redes sociais e no material de comunicação com dicas sobre meio ambiente e cidadania. Ela ainda ilustra todos os Programas Ambientais da Gestão.
A ema também é chamada nandu, nhandu, guaripé e xuri e é uma ave cujo habitat se restringe à América do Sul, vivendo em regiões campestres, cerrados e áreas de uso agropecuário (em especial pastos e plantios de soja). Apesar de possuir grandes asas, a espécie não voa e sim as usa para se equilibrar e mudar de direção enquanto correm. É considerada a maior ave brasileira, podendo chegar até 1,40 m de comprimento. Na região de Barra do Garças, seu avistamento é comum, mas não deixa de chamar a atenção quando é encontrada.