Em função do uso de estradas de serviço, execução da construtora e funcionamento de máquinas, inevitavelmente existe produção de poeira. Essas emissões causam alterações na qualidade do ar, o que pode prejudicar trabalhadores e comunidades. Medidas de controle ambiental são necessárias para que tais efeitos sejam minimizados ou até mesmo eliminados por completo, e o Programa de Controle da Poluição Atmosférica atua nesse âmbito.
O monitoramento, em sua mais recente campanha, contemplou o estudo da propagação de poeira e fumaça preta pelo trecho. Dentro desse contexto, foram identificadas áreas potencialmente geradoras de partículas, com base nas propriedades físicas do terreno, uso e ocupação da área e trafegabilidade.
Os maiores causadores de poluição são os maquinários de grande porte envolvidos nas obras de pavimentação da BR-070/MT (caminhões e máquinas em geral). Fatores relacionados às propriedades de cada tipo de solo e ocupação das áreas, além do tráfego de veículos influenciam diretamente na produção de poeira.
Com o estudo feito pelo Programa, é possível registrar um diagnóstico dos principais pontos de acúmulo e ao priorizar esses locais, medidas para conter a poluição são imediatamente intensificadas. A aspersão da poeira, por exemplo, é feita de forma periódica dentro do canteiro de obras e no trecho da rodovia, exceto em dias de chuva, quando o processo ocorre de forma natural.
Da mesma forma, é feito o controle dos efeitos nocivos à saúde dos operários e funcionários envolvidos diretamente nas obras, seja pelo uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI), seja por medidas coletivas. A Gestão Ambiental realiza regularmente os Diálogos Diários de Segurança (DDS), onde os colaboradores da obra são alertados sobre a importância do uso contínuo de máscaras de proteção atmosférica.
A vegetação nativa ao redor do trecho e a distância da rodovia suavizam os impactos da poeira na população da área. Ou seja, durante a fase de implementação, a poluição afeta diretamente apenas os colaboradores do empreendimento.