O que os alagamentos escondem? Água pode estar contaminada e contato eleva risco de infecções

imagem
O que os alagamentos escondem? Água pode estar contaminada e contato eleva risco de infecções

Nesse período de intensas chuvas, uma precipitação volumosa repentina é o suficiente para causar alagamentos em algumas regiões urbanas, levando sujeira das ruas para dentro de residências.

Essas situações ocorrem principalmente em grandes centros urbanos, quando o sistema de drenagem de água pluvial não consegue lidar com a vazão causada pelas chuvas.

Nas cidades pequenas, as inundações também podem ocorrer de forma mais pontual e com menor gravidade. Mas mesmo que não causem estragos materiais muito grandes, ainda podem aumentar o risco de algumas doenças.

Doenças

Um exemplo é a leptospirose. Essa infecção é causada pela bactéria Leptospira, presente na urina de roedores. Durante um alagamento, a água corre sobre as superfícies, passando por esgotos, acúmulos de lixo e levando resíduos infectados para dentro de casa.

E essa não é a única infecção possível. Um alagamento pode esconder o risco de diarreia, cólera, hepatite A, febre tifoide, amebíase e verminose. Outro problema é a proliferação do Aedes aegypti, causador da dengue, chikungunya e zika, que se aproveita do acúmulo de água para se reproduzir.

Cuidados

Por isso, durante e após uma inundação, alguns cuidados são necessários. Se entrou água em casa, fique atento ao armazenamento dos alimentos. Se o nível do alagamento atingiu os itens alimentícios, deve-se descartá-los.

Evite o contato com a água suja ou lama e beba água filtrada ou fervida.

Outra atenção é quanto ao risco de acidente com animais peçonhentos. Após alagamentos, aranhas, escorpiões e cobras podem procurar o interior das casas para escaparem das áreas alagadas. Evite tocar no animal, mesmo se ele parecer morto. Entre em contato com o Corpo de Bombeiros ou Unidade de Vigilância de Zoonoses, caso ele ameace sua família.

O acúmulo de água também favorece a proliferação do Aedes aegypti e outros insetos vetores de doenças infecciosas. Alguns desses organismos se reproduzem em água parada, já outros aproveitam o acúmulo de matéria orgânica para depositar seus ovos.

Vale lembrar que os alagamentos ocorrem quando o sistema de drenagem pluvial não funciona adequadamente, situação que pode ser potencializada pela falta de gestão dos resíduos sólidos. O lixo espalhado nas ruas pode obstruir os bueiros e tubulações, dificultando o escoamento da água da chuva.

O lixo é responsabilidade de quem o produziu. Ao gerenciar seus resíduos, o cidadão está contribuindo com o trabalho de coleta municipal para evitar o entupimento das tubulações.

Sobre Gestão Ambiental BR-070

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*