Obras do Contorno de Barra do Garças são acompanhadas por Gestão Ambiental

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Obras do Contorno de Barra do Garças são acompanhadas por Gestão Ambiental

Equipe multidisciplinar monitora interferência das obras no meio ambiente

Cada atividade das obras do Contorno Rodoviário de Barra do Garças, na BR-070/MT, é acompanhado pela equipe de Gestão Ambiental a serviço do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT). O objetivo é garantir que seja atendida a legislação ambiental vigente, bem como o estabelecido no processo de licenciamento do trecho, junto à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

A Gestão Ambiental é composta por equipe multidisciplinar, que monitoram os possíveis impactos das obras no meio ambiente e nas comunidades do entorno. Para isso, o serviço contratado pelo DNIT desenvolve 17 programas e dois planos ambientais, com preocupações relacionadas ao solo, água, ar (meio físicos), fauna, flora (meio biótico), população e trabalhadores envolvidos (meio antrópico).

Os técnicos vão a campo diariamente supervisionar as atividades de construção e coletar informações. Além de registrar os trabalhos, eles também propõem soluções aos desafios ambientais, durante e após a instalação da rodovia.

A emissão de poluentes, como resíduos sólidos, substâncias tóxicas, material particulado e gases, são algumas das preocupações na execução das obras.

Lixo e efluentes gerados nas obras devem ser destinados, conforme leis e normas federais, estaduais e municipais. Com o Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Efluentes Líquidos, a Gestão Ambiental monitora e estabelece critérios para que as construtoras responsáveis façam a destinação correta desses materiais.

Técnicos monitoram emissão de fumaça preta, em trecho do Contorno Rodoviário de Barra do Garças

Quanto à qualidade do ar, o Programa de Monitoramento e Controle de Poluição Atmosférica acompanha a emissão de poeira do trecho em obras e de fumaça preta do maquinário e equipamentos movidos à combustão. A qualidade da água também é alvo de um programa específico, que analisa trimestralmente nos rios Araguaia e Garças a presença de materiais estranhos, que podem vir a escoar das atividades no empreendimento.

A observação do comportamento da fauna silvestre nas áreas de mata que cercam a rodovia contribui com a preservação da biodiversidade. Por meio dos estudos periódicos sobre a ocorrência das espécies no local e sobre os atropelamentos de animais no trecho em obras e em seus acessos, o DNIT determina a necessidade de intervenções que garanta a conservação da fauna.

Como forma de compensar as alterações ambientais ocorridas durante as construções, a Gestão Ambiental busca ainda fomentar a consciência socioambiental dos moradores da região, comunidades lindeiras e trabalhadores diretos do empreendimento, com o Programa de Educação Ambiental. A ideia é por em pauta, através de palestras, oficinas e materiais educativos, discussões e conceitos sobre meio ambiente, motivando e encorajando a população a participar da gestão dos recursos naturais.

Também são programas ambientais de monitoramento no contorno da BR-070/MT: Programa de Gestão e Supervisão Ambiental; Programa de Prevenção e Controle de Processos Erosivos; Programa de Levantamento e Correção de Passivos Ambientais; Programa de Recuperação de Áreas Degradadas; Programa de Monitoramento de Ruídos; Programa de Prevenção de Acidentes; Programa de Controle de Supressão; Programa de Comunicação Social para as Populações do Entorno do Empreendimento; Programa de Prospecção e Resgate Arqueológico; Programa de Indenização, Reassentamento e Desapropriação; Programa de Gerenciamento de Riscos Ambientais.

Além da Gestão Ambiental, as atividades das construtoras ainda são acompanhadas pela Supervisão de Obras, serviço contratado para observar principalmente a qualidade técnica das obras e sua concordância com o disposto no projeto.

O Contorno Rodoviário na BR-070/MT é um empreendimento de 9,9 km lineares de extensão, que atravessa Barra do Garças e Pontal do Araguaia e inclui duas pontes sobre os rios Araguaia e Garças. Atualmente, o DNIT se concentra na instalação do sistema de drenagem de águas pluviais, em parte do trecho, para que, na sequência, faça a execução da terraplenagem e pavimentação do trecho.

A previsão é de que as obras sejam concluídas no final deste ano.

 

Sobre Gestão Ambiental BR-070

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