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Emissão sonora nas obras do Contorno Rodoviário segue dentro do limite permitido

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Emissão sonora nas obras do Contorno Rodoviário segue dentro do limite permitido

Gestão Ambiental realiza medição dos níveis de pressão sonora nos trechos do Contorno Rodoviário de Barra do Garças

O monitoramento de ruídos emitidos nas obras do Contorno Rodoviário de Barra do Garças, na BR-070/MT, tem detectado níveis sonoros dentro dos padrões permitidos pela legislação ambiental. Esses resultados mostram não haver índices preocupantes quanto à poluição sonora, vistos que os níveis de ruído registrados são considerados seguros à saúde de colaboradores e população que vive no entorno do empreendimento.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realiza, neste mês, por meio da equipe de Gestão Ambiental, a 12ª campanha trimestral do Programa de Monitoramento de Ruídos. As inspeções buscam verificar se há impactos sonoros consideráveis provenientes das obras na rodovia.

Com poucas exceções, a grande maioria das coletas realizadas em campanhas anteriores, nos pontos do trecho onde há concentração de trabalho, apontam níveis de pressão sonora em acordo com os padrões de conformidade estipulados pela Norma Brasileira (NBR) 10.151/2019. Recentemente, uma consulta à população local refletiu a mesma conclusão: entre os moradores do entorno, o ruído não seria uma reclamação recorrente.

Esses bons resultados podem ser efeito de ações tomadas pelo DNIT para mitigar as interferências da obra na vida da comunidade. Todas as atividades de execução das obras ocorrem no período diurno, por volta do horário comercial, entre as 7h e as 18h, fato que contribui para que os sons resultantes do empreendimento não causem transtornos noturnos. A equipe de Gestão Ambiental ainda acompanha a condição do maquinário e de equipamentos a motor, verificando e requerendo manutenções constantes, uma vez que a falta de conservação pode aumentar os níveis de ruídos.

A poluição sonora é uma das principais atenções do DNIT, pois, além de incomodar, traz uma série de prejuízos à saúde da população. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a exposição constante a ruídos afeta diretamente a qualidade de vida das pessoas e está associada ao surgimento de enfermidades como danos ao aparelho auditivo, distúrbios do sono, déficit cognitivo em crianças, doenças metabólicas, problemas cardiovasculares e até obesidade.

Os trabalhadores mobilizados na construção da rodovia são potencialmente os mais afetados, devido à proximidade com as fontes sonoras. Por isso, as construtoras e a Gestão Ambiental orientam e monitoram a disponibilidade e o uso de equipamentos de proteção individual (EPI’s), em especial, os protetores auriculares.

Durante a fase de construção, o DNIT, junto as empresas contratadas para a execução do Contorno Rodoviário de Barra do Garças, buscam minimizar os impactos ao meio ambiente e à sociedade, respeitando os recursos naturais e não interferindo significativamente na vida dos residentes que cercam as obras. Quando concluído, o empreendimento vai impactar positivamente a vida da população local, ao retirar o excesso do trânsito de carga dos centros das cidades afetadas, que refletirá na diminuição da incidência e da poluição sonora junto à comunidade.

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