Por que monitorar a fumaça de motores à diesel?

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Por que monitorar a fumaça de motores à diesel?

O diesel está entre as fontes de energia mais utilizadas no Brasil, pela indústria, setores ligados ao serviço de tráfego rodoviário, transporte de cargas e passageiros e para o funcionamento de máquinas agrícolas e da construção civil.

Mas sua composição capaz de emitir fumaça tóxica ao meio ambiente e à saúde humana tem despertado preocupações e levado as autoridades a determinar medidas de controle a esse poluente.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), quando expostas às substâncias emitidas pela queima do diesel, a curto prazo, as pessoas podem apresentar tontura, irritação na pele e nos olhos, reações nas mucosas do corpo, no trato digestório e pneumonia química.

Os efeitos da exposição a longo prazo incluem, entre as principais preocupações, o câncer de pulmão e de bexiga, além de doenças cardiovasculares, perturbações do sono, dificuldade de concentração, perda da memória, cefaleia e outros agravos.

Na obra do Contorno Rodoviário de Barra do Garças, na BR-070/MT, o DNIT executa o Programa de Monitoramento e Controle de Poluição Atmosférica, com o objetivo de manter a emissão de fumaça preta a baixo dos limites estabelecidos pela Resolução CONTRAN nº 510 de 15/02/77 e Portaria Ministerial n° 100, de 14 de julho de 1980.

Continue acompanhando os serviços da Gestão Ambiental.

Sobre Gestão Ambiental BR-070

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