Informações sobre obras do Contorno Rodoviário de Barra do Garças são levadas ao público diretamente afetado pelo empreendimento através do Programa de Comunicação Social da Gestão Ambiental BR-070. O serviço está dentro do pacote de programas ambientais contratados pela Superintendência de Mato Grosso do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), para minimizar e compensar os impactos da obra às populações do entorno.
O conteúdo é publicado em informativos, site, redes sociais e outros meios de comunicação. Além dos moradores da região, também é público-alvo os funcionários diretamente envolvidos na construção do contorno. O objetivo é dar transparência ao andamento da obra e aos trabalhos das empresas contratadas para executá-la.
No site br070.com.br, o público acompanha o desenvolvimento da obra e dos programas da Gestão Ambiental. Os internautas também podem encontrar informações técnicas acerca do empreendimento e textos sobre assuntos socioambientais tratados pelo Programa de Educação Ambiental.
As páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram (BR-070 Ambiental) levam informações mais concisas, priorizando assuntos relacionados à obra e aos programas ambientais. Através delas, os internautas conseguem acompanhar o registro fotográfico dessas atividades.
A Gestão Ambiental também faz a divulgação de informações através do Jornal Ambiental, um material impresso, fixado mensalmente em pontos estratégicos, em Barra do Garças e Pontal do Araguaia. Este veículo de comunicação prioriza o público das localidades mais vulneráveis, como os bairros Nova Barra Sul e Norte, em Barra do Garças, onde se concentram moradores que convivem lado a lado com as atividades da obra.
O Programa de Comunicação Social também envia textos à imprensa local e distribui folders e panfletos para fomentar a circulação de dados sobre o Contorno Rodoviário. Essas ações de divulgação ajudam a mediar possíveis conflitos entre moradores e empreendimento.
O público pode dar retorno através dos canais virtuais. Essa troca de informações é importante e ajuda a Gestão Ambiental a avaliar e coordenar suas atividades.