O Programa de Educação Ambiental (PEA) da Gestão Ambiental da BR-070/MT executou atividades eco educativas na manhã do dia 13 de março na Escola Estadual São João Batista, no bairro Vila Santo Antônio, em Barra do Garças. A ação faz parte da campanha que o PEA faz junto às escolas da região por onde passa o trecho da obra do Contorno Rodoviário de Barra do Garças.
As dinâmicas aconteceram logo após a acolhida diária no pátio da escola, e contou com a participação dos alunos do 6º ano a 9º ano. A Gestão Ambiental foi apresentada aos estudantes, assim como a obra do anel viário e a razão da sua importância para toda a região do Vale do Araguaia. Em seguida, os alunos foram divididos em dois grandes grupos, com os das séries iniciais retornando para as salas de aula onde foram apresentados à Moema, ema mascote da Gestão Ambiental e tiveram oportunidade de colorir um desenho dela.
O outro grupo de alunos, das séries do 7º ano em diante, formaram cinco equipes e jogaram um jogo de tabuleiro chamado “Rally Ecológico do Rio Araguaia” que traz o percurso do Rio Araguaia saindo da região de Aragarças e Barra do Garças seguindo para as outras cidades de Goiás, com cada equipe sendo um “barco” avançando pelas águas. O jogo dá lições de cidadania e cuidados com o meio ambiente, com o rio e com as espécies de peixes.
Todos os alunos receberam carteirinhas de “protetores do meio ambiente” para ajudarem a fiscalizar uns aos outros e seus responsáveis nas condutas de relação com o lixo e a biodiversidade. Nesse momento, também foram distribuídos flyers explicando sobre a obra do anel viário para levarem para casa.
As ideias para as atividades foram lúdicas e pensadas de forma a manter o interesse e participação dos estudantes e tiveram bom resultado. A Escola São João Batista foi a primeira de várias nas quais o PEA irá executar ações semelhantes nos municípios do empreendimento.
Por meio da Educação Ambiental, esse Programa busca constituir uma forma de conscientização abrangente, com um processo pedagógico participativo, procurando desenvolver uma consciência crítica sobre o contexto socioambiental para a melhoria da qualidade de vida da população e da proteção ao meio ambiente.