Você sabia que alguns centros urbanos estão estabelecendo áreas de acalmamento no trânsito?
São locais em que os pedestres e ciclistas são prioridade. Essas áreas possuem estrutura com travessia elevada, lombadas, rotatórias, calçadas ampliadas e outros elementos para promover o acalmamento no fluxo de veículos e condicionar à preferência às pessoas que circulam a pé, em bicicletas ou similares, visando a proteção daqueles que são mais vulneráveis no trânsito.
A cultura do acalmamento tem sido incentivada pelo Sistema Nacional de Trânsito (SNT) com menções claramente expressas na campanha de conscientização de trânsito, em 2024.
Mas se na sua cidade não existem essas células de acalmamento no ambiente urbano, você, como condutor, ainda pode apostar na ideia de um trânsito mais “calmo”.
Reduzir a velocidade e conduzir sob direção defensiva são as principais medidas. A pressa é a maior inimiga do trânsito, pois encoraja os condutores a fazerem ultrapassagens irregulares, cruzamentos perigosos, exceder o limite de velocidade e outras manobras que aumentam os riscos de acidente.
Atenção máxima aos pedestres e ciclistas, respeito ao seu espaço e à sinalização, também são fatores importantes para garantir vias mais seguras.