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Você sabe o que são doenças ocupacionais?

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Você sabe o que são doenças ocupacionais?

Essas doenças afetam significativamente a saúde do trabalhador, gerando afastamentos e despesas médicas

Preocupações relacionadas a segurança do trabalho, as doenças ocupacionais são enfermidades oriundas das funções ou condições em que o trabalhador, no exercício de suas atividades, se submete. Essas doenças são consideradas acidentes de trabalho, que no Brasil, segundo a Previdência Social, terminou 2018 contando 576.951 ocorrências. Tais transtornos poderiam ser evitados com a tomada de alguns cuidados.

As doenças ocupacionais podem ser divididas em duas categorias, de acordo com a natureza de sua causa: as doenças profissionais e as doenças do trabalho.

Doença profissional são aquelas enfermidades causadas pela função ou categoria de trabalho que a pessoa ocupa. Há uma relação direta entre a doença e os exercícios de determinadas profissões, por envolverem esforço físico, carga de peso, movimentos repetitivos, exposição a componentes químicos ou temperaturas extremas (muito baixas ou muito altas).

Algumas dessas doenças são as dermatoses ocupacionais, asma, problemas de visão, câncer por exposição a produtos químicos, estresse, entre outras.

Já a doença do trabalho está relacionada ao meio e às condições de trabalho. Nesse caso, o que vai determinar a saúde do trabalhador é o ambiente em que ele executa suas funções. O local de trabalho deve ser provido de condições que garantam a segurança e a saúde do empregado, como o acesso aos equipamentos de proteção individual e coletiva (EPI e EPC).

Nessa categoria entra a perda auditiva, perda de visão, Ler/Dort (Lesão por Esforço Repetitivo e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho, infecções virais ou bacterianas por trabalho em locais insalubres, entre outras.

Abafadores de ruídos evita o desenvolvimento de problemas auditivos como os zumbidos e a perda auditiva

Má postura, esforços repetitivos, carga excessiva de peso, exposição a ruídos e a produtos químicos, bem como jornadas extremas e monótonas de trabalho comumente causam doenças ocupacionais. A pressão psicológica, o assédio moral e a violência no trabalho também são responsáveis pela incidência dessas enfermidades. Considera-se ainda fatores de risco para essas doenças o sedentarismo e a obesidade.

Entre uma diversidade de doenças ocupacionais, pode-se destacar como as principais que afetam o trabalhador:

  • Ler/Dort (tendinites, tenossinovites, lesões de ombros);
  • Dorsalgias (hérnias de disco e outros problemas na coluna);
  • Transtornos mentais (depressão/ ansiedade/ estresse pós-traumáticos);
  • Transtorno das articulações;
  • Varizes nos membros inferiores;
  • Transtornos auditivos.

Essas doenças afetam significativamente a vida dos trabalhadores, gerando não só perdas funcionais, de mobilidade e locomoção, mas também gastos com assistência psicológica.

Mas algumas medidas podem tornar o ambiente de trabalho mais agradável e menos propício às doenças ocupacionais. Tanto o empregado quanto o empregador precisam fazer a sua parte.

  • Ter boas interrelações pessoais;
  • Definição de metas alcançáveis;
  • Adequação da mobília e equipamentos;
  • Uso de EPIs e EPCs;
  • Pausas, alongamentos exercícios preparatórios;
  • Incentivo a atividades físicas.

Ergonomia

Considerada como um dos fatores que afetam a saúde do empregado, a ergonomia refere-se à adaptação das ferramentas, equipamentos, máquinas e local de trabalho aos colaboradores. Se o ambiente não assegura conforto, segurança, saúde e desempenho aos funcionários, se diz que há uma má ergonomia no trabalho.

A norma regulamentadora NR-17 do antigo Ministério do Trabalho e Emprego regulamenta esses parâmetros, definindo diretrizes sobre o que o ambiente e as condições de trabalho devem respeitar.

Disposição e uso de EPIs são fundamentais para a garantia da saúde do trabalhador

Por exemplo, o transporte manual de carga, quando ocorrer, não deve exigir do trabalhador o carregamento de peso que prejudique sua saúde. O profissional que for designado para essa função deve receber treinamento que o capacite com técnicas para facilitar a tarefa.

A mobília e os equipamentos devem ser adaptados e planejados para a posição em que o trabalhador vai executar sua função. Eles precisam garantir boa postura, visualização e alcance ao empregado.

Outras recomendações são direcionadas a trabalhos que exigem esforços intelectuais. O empregador precisa adequar o nível de ruído, temperatura e a iluminação do local.

Todo o trabalho tem que prever a repercussão na saúde dos trabalhadores, devendo incluir pausas para descanso e se atentar as normas de produção, ritmo de trabalho, entre outras questões.

Sobre Gestão Ambiental BR-070

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